Não espere 2020 chegar! Veja as tendências de Marketing Digital e prepare o seu melhor planejamento.
Faltam poucos dias para 2020 e as empresas já estão traçando seus planos para começar o ano com força total. Uma boa estratégia de marketing digital é fundamental para a sua empresa continuar forte no mercado, fazendo com que seus produtos se destaquem perante a concorrência.
Com as tecnologias mudando a todo o momento, os buscadores trazendo experiências cada vez mais precisas para os clientes, o que fazer para não ficarmos descolados das novidades e, principalmente, não sumirmos da vista do nosso público?
Alguns conceitos de marketing digital como inteligência artificial, marketing orientado a dados e a otimização de mecanismos de busca por voz (VSEO) eram ideias ambiciosas, mas já são prioridades para 2020.
Vivemos num tempo em que a tecnologia de marketing se move rapidamente. Os interesses e comportamentos dos consumidores são difíceis de prever. Os profissionais de marketing não podem mais enfiar a cabeça na areia e esperar que simples palpites e os mesmos métodos funcionem para sempre.
O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É fundamental organizar por Definições em cada área da empresa. |
Vamos ver com mais detalhes algumas das principais tendências, começando por uma que é a base de todo esse negócio digital: a Inteligência Artificial.
1 – Inteligência Artificial
Quem ainda está dormindo para o assunto, em 2020 terá que acordar. A inteligência artificial faz parte dos negócios das indústrias globais, modificando seus processos produtivos e as maneiras de se relacionarem com seus públicos.
As tecnologias de IA são responsáveis por diversos controles e análises de dados, com maior precisão e qualidade nas informações. Empresas de software as utilizam em quase todos os seus novos produtos.
A inteligência artificial trará muitas vantagens competitivas às empresas. Ela permite uma análise do comportamento do consumidor e dos padrões de pesquisa com base em dados de diversas plataformas digitais, postagens e blogs, ajudando-as a entender como os clientes encontram seus produtos e serviços.
A inteligência artificial em breve será a maior força por trás de muitos serviços e, atualmente, pode ser encontrada em áreas como:
2- ChatBot
Acreditamos que o chatbot continuará sendo um ponto forte do marketing digital em 2020. Essa tecnologia baseada em IA usa mensagens instantâneas para conversar em tempo real, dia ou noite, com seus clientes ou visitantes do site.
Pesquisa na área revela que o atendimento ao cliente em 2020 será 85% abastecido por chatbots. A mesma pesquisa destaca que 60% dos entrevistados preferem se comunicar online com as empresas por meio de chatbots.
Os clientes preferem interagir com os chatbots, pois eles são respondidos, 24 horas por dia, dão respostas instantaneamente, recordam com precisão todo o seu histórico de compras e nunca perdem a paciência.
Esses assistentes virtuais oferecem excelente atendimento ao cliente, satisfazendo muitas das suas expectativas. Automatizando tarefas repetitivas, deixam você mais livre para se concentrar em trabalhos mais importantes.
Com o aprimoramento dessa tecnologia, alguns softwares passaram a usar o processamento de linguagem natural para decifrar o que o cliente deseja e responder como se fossem pessoas reais.
3- Business Inteligence
Depender do Google Analytics pode significar desvantagem competitiva em 2020. Por ser uma ferramenta gratuita, tornou-se muito querido dos analistas do mundo digital, mas o marketing está mudando e as transações vão ficando mais complexas.
Novos canais estão sempre surgindo, bem como a busca por voz, deixando para trás as formas simples de se fazer negócio, onde um oferece produto e o outro compra. Hoje em dia, há coisas como upselling, downselling, compras recorrentes e até checkout bumps.
Ao mesmo tempo, há inúmeras formas de se gerar receita nos negócios online, tais como parcerias, marketing de afiliados e até webinários.
Dessa forma, surgem novas soluções de métricas que funcionam melhor com essas bases de dados e que ganham um impulso grande de business intelligence.
Business intelligence é um processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferece suporte a gestão de negócios, capaz de transformar uma grande quantidade de dados brutos em informação útil para tomadas de decisões mais embasadas.
Em 2020, com toda certeza, veremos muitas empresas adotando soluções de business intelligence.
O Google já oferece, de forma gratuita, o Google Data Studio. Ele permite que você use dados granulares das suas campanhas de anúncio do Facebook para o Data Studio, o que seria difícil com o Google Analytics.
4 – Otimização de Buscas por Voz (BSVO)
Segundo pesquisa da ComScore, empresa especializada na análise e medição digital, mais de 50% dos usuários de busca em 2020 virão da busca por voz, uma tendência que vem se fortalecendo há alguns anos.
A novidade para as empresas é utilizar a otimização para busca por voz, como forma de expor mais suas marcas e produtos e obter melhor ranqueamento.
Ela funciona como um sistema de diálogo bem avançado, onde a máquina utiliza vários modos de comunicação — voz, texto, fala, gestos — para se comunicar com o ser humano.
Embora as taxas de abertura tenham se mantido, pois há perfeito domínio das técnicas para limpar e otimizar a entregabilidade, as taxas de clique estão diminuindo.
Isso não significa que o e-mail chegou ao seu fim, e sim que as empresas terão que usar diversificados canais de comunicação em 2020 para impactarem mais clientes.
As atualizações de proteção de dados e os filtros mais rigorosos são alguns dos motivos para redução da potência do marketing por e-mail. Além disso, o público mais jovem utiliza outros métodos de comunicação e prefere lidar com menos pontos de contato ao envolver-se com as marcas.
Já falamos que os chatbots vão ampliar ainda mais sua utilização, principalmente as ManyChat e o MobileMonkey que usam o Facebook Messenger. Por se conectarem pelo Instagram e pelo WhatsApp, vão se tornar ainda mais conhecidos.
Como estratégia para envolver os usuários em vários canais, as notificações por push do navegador serão cada vez mais adotadas pelas marcas em 2020, e elas estão ficando mais sofisticadas e personalizadas.
O uso de notificações push personalizadas aumenta as conversões, por isso, foram utilizadas por 85% das lojas online em 2019. Outros dados reforçam essa tendência para 2020:
As notificações acionadas pelo comportamento estão sendo usadas para reativar as pessoas que demonstraram interesse, mas não converteram.
As notificações podem incluir imagens e CTAs, para maximizar as taxas de conversão de tais esforços.
6- O Marketing de Conteúdo Continua a Dominar o SEO
Em novembro de 2019, o Google lançou algumas atualizações importantes em seu algoritmo de pesquisa. As atualizações incluíram o novo sistema BERT, projetado para ajudar o Google em seus esforços para entender a linguagem natural que as pessoas usam em suas consultas de pesquisa.
John Mueller, do Google, diz o seguinte: “em vez de perseguir as últimas tendências de SEO, é mais importante garantir que um site tenha velocidades rápidas, links úteis e conteúdo bem escrito”.
Mais de 85% dos profissionais de marketing de conteúdo B2B concordam que criar conteúdos de qualidade faz com que o público veja a organização como um recurso aceitável e de confiança.
Algumas estatísticas de marketing de conteúdo divulgadas pelo Content Marketing Institute:
7- Automação
O mercado não está para amadores, e a disputa, muitas vezes, fica bem desequilibrada. Não tem como não investir em automação, pois os resultados da automação para vendas e marketing são incríveis.
Como Neil Patel diz: “O marketing se tornará um campo de jogo mais uniforme e você não terá escolha a não ser usar a automação”.
O marketing vai se tornar um jogo mais equilibrado e não lhe dará escolha: tem que usar automação. As empresas do mundo todo estão tentando usar IA para fazer SEO e outras formas de marketing.
Se você quer sobreviver, aprenda a jogar.
8- Personalização
Se seu objetivo é se destacar em 2020, então você precisará personalizar seu marketing, o que inclui: conteúdo personalizado, produtos, emails, entre outros serviços.
Cerca de 60% dos consumidores ficam irritados com a enorme quantidade de publicidade genérica, sendo que 80% afirma ter mais probabilidade de fazer negócios com empresas que ofereçam experiências personalizadas.
Os e-mails personalizados e acionados com base no comportamento são bem melhores do que os distribuídos em massa.
Netflix e Amazon são pioneiras em personalizações, recomendando títulos de filmes e livros com base nas experiências anteriores dos clientes.
Pesquisas revelam que 95% dos visitantes nunca convertem em clientes. Umas das razões é que a mensagem não está sendo direcionada a cada um deles. Com a personalização, você pode converter mais visitantes em clientes.
O marketing vai se tornar um jogo de personalização, para converter esse percentual tão alto de visitantes que nunca voltam em clientes.
Concluindo
As coisas não podem parar no universo do marketing digital e mudança faz parte do seu trabalho.
Destacamos apenas oito tendências, mas vem muita coisa nova para 2020 e você precisa se conectar a elas. Não dá para ficar acomodado enquanto a concorrência está acelerando na automação.
A Mais M3 está pronta para ajudar você no planejamento 2020, considerando as melhores tendências do mercado.
Entre em contato. Faça uma consulta.